segunda-feira, 1 de outubro de 2012

6ª Primavera dos Museus - Resumo da fala de Ilze Korting

"Museu é uma ideia"  -  Renilton Roberto da Silva  (museólogo, coordenador da mesa-redonda)

Fala de Ilze, relativa à violência contra à mulher e suas pesquisas para o Projeto 5760 - transcritas segundo a ótica de Tatiartes

 
"5760 é um número fantasia, foi escolhido a partir de uma estimativa de 2008, do possível número de mulheres que sofreria qualquer tipo de violência no Brasil no espaço de um dia.Naturalmente este número não correspondia à realidade nem nesta época, hoje menos ainda.
Num país como o nosso a realidade é bem pior, os númers, muito maiores.
Atuamente estima-se em 12 a quantidade de mulheres mortas de forma violenta no país, por dia. Morrem por serem mulheres, porque de alguma forma desagradaram a seus companheiros ou a alguém.
A violência contra a mulher é negada porque a mulher é negada.Porque não é vista como ser humano. Não é socorrida numa discussão com seu companheiro, porque "em briga de marido e mulher não se mete a colher".
As pesquisas que fiz para a nossa última performance introduziram um novo termo e uma nova dimensão à violência contra a mulher: femininicídio - morte do feminino. Assassínio de crianças, adolescentes,bebês do sexo feminino, mulhesres e idosas.
Santa Catarina tem, proporcionalmente a seu número de habitentes, um índice alarmente de violência à mulheres.
E muito poucas casas-abrigo. Temos 3. Eram 4, e foi fechada a de São José.
E a casa-abrigo pode representar a sobrevivência de uma mulher em situação de violência doméstica.
Quando se fala em violência contra a mulher há que falar também em todas as violências que a sociedade está cometendo contra as camadas da sociedade que deveria proteger.coisas e acontecimentos.
Temos de falar também da negligência de todos nós, que algumas vezes nos omitimos em relação a todas estas coisas, e permitimos que ocorram.
Silenciamos diante do que vemos, ou não vemos o que deveríamos. Desta forma, somos também culpados."
Ilze Korting



Nenhum comentário:

Postar um comentário