quarta-feira, 29 de junho de 2011

Apresentação

Já faz mais de 30 anos que eu, pela primeira vez, acompanhei uma vítima de estupro. Ficou marcado em mim a dor e o desespero dela ao ser examinada pelo médico. Não lembro seu nome, mas a agonia do corpo trêmulo, as lágrimas e o olhar de pavor, eu nunca mais esqueci. Tenho reconhecido este olhar em outras mulheres com os mesmos sinais da agressão e acabo ouvindo muitas histórias dramáticas.

O tempo passou e a violência tem chegado até mim em outras protagonistas. O Projeto 5760 é mais que um projeto para tornar visível a violência diária contra amulher no Brasil, ele quer:

- mobilizar a opinião pública para exigir de nossos governantes políticas públicas eficientes no combate e na prevenção da violência;
- cobrar a criação de espaços para acolher a mulher em risco (casa abrigo);
- gerar discussões sobre nossos valores culturais que ainda consideram o corpo feminino como mero objeto.

5760 como projeto tem também o meu pessoal. Ao criá-lo tento diminuir minha própria angústia por ver tanta coisa absurda acontecendo diariamente bem perto. Como diria minha amiga Dida (também envolvida no projeto),“toda mulher tem o direito de ser feliz e viver em paz.” Eu, assim como ela e muitas outras, quero só isso.


Primeira performance, realizada em 03 de novembro de 2010
(foto por Ricardo Goulart)


A cada 15 segundos, uma vítima. A cada 24 horas, 5760.


ATÉ QUANDO?


(Texto por Ilze Körting)